13 de novembro de 2006

Palavra da moda: "VIÉS"

significa:
Na geral,
em http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx :
do Fr. biais , s. m., direcção oblíqua; esguelha; soslaio; tira de pano, cortada no sentido diagonal da peça. loc. adv., ao -: de través, obliquamente.

Para a moda,
em http://www.bolinhas.com/glossario.bolinhas?chave=69 : Fita em tecido de algodão, seda e outros, cortados na posição de fio enviezado, dando uma certa elasticidade. Encontrado em diversas larguras e tipos de tecidos, são fitas com margens vincadas para facilitar sua colocação nas extremidades da peça, sua finalidade é dar acabamento em golas, decotes, cavas, punhos, barras, etc, podendo ser uma guarnição simples e decorativa.
Na linguagem médica,
em http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/bias.htm : erro sistemático ou tendenciosidade.
Na publicidade,
em http://www.gppcom.com.br/midia/index.php?op=dicionario&id=22 : VIÉS (Bias) - desvio existente entre os resultados da amostra pesquisada e o universo do qual ela foi retirada. Existem processos para medir o viés, o que possibilita que a amostra tenha um intervalo de confiança para seus resultados. Por isso, quando, na pesquisa, a amostra é probabilística, pode-se, em geral, estender-se os resultados para o total da população, mediante cálculos do viés. Em mídia, o conceito torna-se importante porque as pesquisas de audiência são realizadas com base em amostragem.

E você, sob que viés vê a palavra?

2 comentários:

Marco disse...

Quando estava fazendo o mestrado só ouvia viés como coisa tendenciosa, erro mesmo. Acabei me acostumando.

Anônimo disse...

Fiquei impressionado com a freqüência da palavra no jornal de domingo. Seis vezes, todas na acepção "ponto de vista". Nada contra o modismo. Melhor ela que um palavrão ou bordão enjoado. Deve ser coisa do mundinho jornalístico (sem "bias", he he). EXPEDIENTE INTERNO: 1)Marco, você recebeu o convite pr'este botequim? Enviei logo que abri a casa nova. O mesmo vale pro Cléber (está ausente, em licença gala). 2) Ronie, alterei teu status para administrador.